Navegar é preciso; viver não é preciso.

Dia de Coaching 86Fernando Pessoa escrevia de maneira simples e, ao mesmo tempo, com tanta profundidade, que é difícil não ficar extasiado diante de suas palavras… De modo especial, tenho verdadeira paixão por: “Navegar é preciso; viver não é preciso”.

Que interpretação você deu quando leu essa frase? Que ele achava que viver não era algo não nobre quanto o ato de navegar?

Agora, veja sob outro aspecto: que tal analisar a mesma frase entendendo que a palavra preciso não é o verbo precisar (igual a necessitar), mas o adjetivo preciso (igual a determinado, exato, fixo).

Sob essa nova perspectiva, lembramos que navegar é algo preciso que requer estudo, planejamento, definições, cuidados, atitudes…

É preciso mesmo estudar e conhecer bem o local onde se vai navegar: o porto onde o navio está ancorado, o destino da viagem e a trajetória a ser feita.

Depois, é preciso planejar bem cada passo a ser dados. Isso minimiza os riscos da viagem… Veja que escrevi minimizar e não eliminar… Por tudo na vida tem risco, não é verdade?

Há também a necessidade de se definir várias coisas, dentre elas: que dia iniciar a viagem, quem vai seguir conosco, o que levaremos na bagagem, qual a velocidade a se navegar, qual a trajetória que seguiremos, como superaremos obstáculos que surjam…

E, se nisso tudo, você tiver a ajuda de alguém experiente, a sua viagem vai ser muito mais segura, não é verdade?

Notou que para fazer uma viagem tranquila há a necessidade de ser preciso?

Dia de Coaching 90Isso nos lembra muito um processo de Coaching: começamos pelo autoconhecimento, quando se analisa o porto onde está ancorado o nosso navio (e que chamamos de ponto A), o porto onde sonhamos atracar (nosso ponto B) e o que necessitamos fazer para sair de um porto a outro (ou de A para B)… 

Vem então o planejamento: os passos a serem dados, os obstáculos a ultrapassar, a correção da rota… até conquistarmos nosso objetivo: chegarmos onde queremos, que é a conquista do nosso objetivo!

Por outro lado, a vida, não tem nada de concreto, de precisão. Ao contrário: somos sempre atropelados por mudanças. Aliás, a única certeza que temos é essa: que a vida é cheia de mudanças… 

Algumas mudanças acontecem independente da nossa vontade e cabe a nós apenas aceitar e saber lidar com elas. Já outras estão em nossas mãos, e nos dão poder e um certo controle da situação. Mas nem sempre usamos isso a nosso favor. E é exatamente aqui que se encaixa perfeitamente a frase de Fernando Pessoa. Através do coaching (cuja técnica eu já mostrei que é bem parecida com o ato de navegar) nós podemos assumir o controle da nossa vida e, mesmo que ela não seja precisa, podemos torná-la mais equilibrada.

Assim, mesmo algo impreciso como viver, vai tomando uma nova cara…  e vamos seguindo com mais segurança e autoconfiança. E você tem um coach para lhe auxiliar!

Essas palavras de Fernando Pessoa me marcaram tanto que foram a fonte de inspiração para um programa que criei: o Dia de Coaching Online 2.0, onde você vai navegar pela internet (olha o navegar de novo aqui, gente!) num processo de autocoaching profundo, transformador e ao mesmo tempo prazeroso como velejar ou fazer um cruzeiro.

Sim! Isso é possível! E você pode fazer essa “viagem” na hora que quiser ou puder e sem sequer sair de casa! 

Dia de Coaching 92

 

 

Dia de Coaching 88E se você acha que um processo de autocoaching não tem resultados, eu quero te contar uma história: desde criança eu sou apaixonada pelo mar e sempre sonhei em construir uma casa na praia, do meu jeito, com a minha cara: uma casa bem zen…

 

E foi exatamente num processo de autocoaching que eu fiz todo o planejamento estratégico para comprar o terreno e construir a minha casa na praia de Barra  Grande – a 400km de onde eu morava e praticamente sem poder ir muito lá para conferir a construção…

E foi cumprindo as metas que eu mesma estabeleci no meu processo de autocoaching que hoje tenho o enorme prazer de ter meu pedacinho do paraíso… do jeitinho que eu sonhei… e realizei!

Por isso, eu convido você a conhecer o meu programa de autocoaching e também realizar o seu sonho: Dia de Coaching Online 2.0. Veja e confirme se esse é ou não o programa que você esperava para lhe ajudar a mudar de vida!

Dia de Coaching 92

 

 

 

Que tal "navegar" pela vida em mares mais tranquilos e com o vento soprando a favor? Cadastre-se agora e receba meu e-book GRÁTIS: "Dicas Práticas para Alcançar a Paz interior"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *